Tecnólogo em Segurança Pública
Matricule-seCursos disponíveis
Disciplina de Língua
Portuguesa voltada às práticas de linguagem jurídica. O primeiro módulo fornece
subsídios teóricos sobre a natureza da linguagem e suas relações com as
práticas sociais. Desmistificando preconceitos linguísticos e noções de certo e
errado, concentra-se nas peculiaridades da Linguagem Forense. No segundo
módulo, atenta-se para a produção textual e a noção de Gêneros Textuais,
focalizando a atenção para as condições de produção textual dos gêneros
textuais da esfera do Direito e desenvolvendo, sobretudo, a argumentação. A
gramática normativa será revisitada à medida que surgirem necessidades quanto
ao domínio da escrita técnico científica e jurídica.
A disciplina Ética e Diversidade aborda questões fundamentais sobre a conduta moral e a valorização das diferenças em contextos sociais e profissionais. A ética, em termos gerais, refere-se aos princípios que guiam o comportamento humano em relação ao que é considerado certo ou errado, justo ou injusto. A diversidade, por sua vez, reconhece e celebra as diferenças entre as pessoas, sejam elas de ordem cultural, racial, religiosa, de gênero, sexualidade, entre outras.
Objetivos principais da disciplina:
Compreensão dos Princípios Éticos: Os alunos são introduzidos às principais teorias éticas (como o utilitarismo, deontologia, ética das virtudes) para entender como elas podem ser aplicadas em dilemas do cotidiano.
Reconhecimento da Diversidade: A disciplina promove o entendimento das várias formas de diversidade e da importância de construir espaços inclusivos e respeitosos, tanto na vida pessoal quanto profissional.
Reflexão Crítica: Encoraja-se a análise crítica de preconceitos, discriminações e injustiças, discutindo como práticas éticas podem ser usadas para superar essas barreiras.
Inclusão no Ambiente de Trabalho: Em um contexto corporativo, a disciplina enfatiza a criação de políticas de inclusão, diversidade e a ética nas relações interpessoais e organizacionais.
Temas que podem ser discutidos na disciplina:
- Ética e Direitos Humanos: Como os direitos básicos das pessoas se interligam com práticas éticas.
- Preconceito e Discriminação: Reflexões sobre racismo, sexismo, homofobia e outras formas de discriminação.
- Diversidade nas Empresas: Benefícios e desafios da diversidade no local de trabalho.
- Responsabilidade Social: Como as organizações e indivíduos podem atuar de forma ética em suas comunidades.
- Ética na Tecnologia e Mídia: O impacto das novas tecnologias no comportamento ético e na promoção da diversidade.
A combinação de ética e diversidade é fundamental para construir uma sociedade mais justa, equitativa e respeitosa.
A disciplina de Docência no Ensino Superior tem como objetivo preparar futuros professores para atuar em instituições de ensino superior, oferecendo uma base teórica e prática sobre os processos de ensino e aprendizagem em nível universitário. Alguns dos temas centrais incluem:
Fundamentos da Educação Superior: Estudo do contexto histórico, social e político da educação superior, bem como das políticas educacionais voltadas para esse nível de ensino.
Teorias da Aprendizagem: Abordagem de diferentes teorias pedagógicas e psicológicas que explicam como os alunos aprendem, adaptadas ao contexto adulto.
Metodologias de Ensino: Desenvolvimento de estratégias pedagógicas ativas e inovadoras, como o uso de tecnologias, aprendizagem colaborativa e a promoção do pensamento crítico.
Planejamento e Avaliação: Foco no planejamento de disciplinas, elaboração de planos de aula, construção de currículos e formas de avaliação de desempenho que respeitem as particularidades do ensino superior.
Ética e Responsabilidade Docente: Reflexão sobre o papel do professor universitário, questões éticas na prática docente e o compromisso com o desenvolvimento dos alunos.
Desafios Contemporâneos no Ensino Superior: Discussão sobre temas atuais, como a inclusão, diversidade, internacionalização do ensino e os impactos da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem.
Essa disciplina é fundamental para quem deseja atuar como professor em universidades ou centros de ensino superior, ajudando a desenvolver habilidades pedagógicas e reflexivas necessárias para formar profissionais capacitados e críticos.