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Disciplina de Língua Portuguesa voltada às práticas de linguagem jurídica. O primeiro módulo fornece subsídios teóricos sobre a natureza da linguagem e suas relações com as práticas sociais. Desmistificando preconceitos linguísticos e noções de certo e errado, concentra-se nas peculiaridades da Linguagem Forense. No segundo módulo, atenta-se para a produção textual e a noção de Gêneros Textuais, focalizando a atenção para as condições de produção textual dos gêneros textuais da esfera do Direito e desenvolvendo, sobretudo, a argumentação. A gramática normativa será revisitada à medida que surgirem necessidades quanto ao domínio da escrita técnico científica e jurídica.

A disciplina de Docência no Ensino Superior tem como objetivo preparar futuros professores para atuar em instituições de ensino superior, oferecendo uma base teórica e prática sobre os processos de ensino e aprendizagem em nível universitário. Alguns dos temas centrais incluem:

  1. Fundamentos da Educação Superior: Estudo do contexto histórico, social e político da educação superior, bem como das políticas educacionais voltadas para esse nível de ensino.

  2. Teorias da Aprendizagem: Abordagem de diferentes teorias pedagógicas e psicológicas que explicam como os alunos aprendem, adaptadas ao contexto adulto.

  3. Metodologias de Ensino: Desenvolvimento de estratégias pedagógicas ativas e inovadoras, como o uso de tecnologias, aprendizagem colaborativa e a promoção do pensamento crítico.

  4. Planejamento e Avaliação: Foco no planejamento de disciplinas, elaboração de planos de aula, construção de currículos e formas de avaliação de desempenho que respeitem as particularidades do ensino superior.

  5. Ética e Responsabilidade Docente: Reflexão sobre o papel do professor universitário, questões éticas na prática docente e o compromisso com o desenvolvimento dos alunos.

  6. Desafios Contemporâneos no Ensino Superior: Discussão sobre temas atuais, como a inclusão, diversidade, internacionalização do ensino e os impactos da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem.

Essa disciplina é fundamental para quem deseja atuar como professor em universidades ou centros de ensino superior, ajudando a desenvolver habilidades pedagógicas e reflexivas necessárias para formar profissionais capacitados e críticos.